sábado, junho 16, 2007

Nelson Saúte

MARRABENTA PARA FANNY MPFUMO

ao Zé Flávio Teixeira

Fanny Mpfumo cantava I love you so
eu era menino e nem sabia o que era tindjombo:
- ó a va sati valomo! –
mas já dizia hodi nos quintais contíguos
do meu Bairro Indígena.
Unga tlhupheque nkata que ouvia na rádio
por sobre o móvel da sala
na casa da minha avó
nomeava todas as mulheres que derrubavam
à passagem os meus inocentes e desprevenidos anos
ali na varanda do Muchina.
O king ya marrabenta era suposto
conviver conosco todos os dias.
Também ouvíamos Elisa gomara saia
nos tempos em que os Djambo 70 conjuravam
e o destino dos meus pais não era só
os míticos bailes da cidade de caniço.
O mufana que eu era também gostava
maningue do Gonzana e de todo o conjunto João Domingos
Massoriana no palato daqueles tempos.
Algumas vezes ouvia o João Wate
e outros que a memória não acautelou.
O Alexandre Langa foi mais tarde
que me empolgou – Rosa Maria.
Tínhamos atravessado
para lá do asfalto e alcandorados estávamos
na Polana onde inaugurávamos a nossa condição
de habitantes de fogos suspensos,
alcançados mais tarde em obscuras escadas
disputadas por bidões de água
acartados do jardim Tunduro.
Minha avó falava naqueles velhos anos
do Artur Garrido, conterrâneo lá de Ressano Garcia.
Mais tarde vi Fanny Mpfumo no Scala
- não muitos anos depois no Estrela Vermelha –
marrabentando uma guitarra eléctrica
no frémito do seu amor por Georgina waka Nwamba.


[268]

6 comentários:

  1. Que lindo, li este poema no livro Maputo Blues, O poema Marrabenta para Fanny Mpfumo” (pag. 14 e 15)foi o que logo a prior me cativou tendo em conta que o chiar do vinil me agrada. Ouvir os clássicos de Fanny Mpfumo é ser romântico, realista e movimentar o esqueleto. Não o fiz na altura que li o poema pois esta impossibilitado,estava na fase de recuperação do acidente que fracturei o fémur, mas agoro posso farei este final de semana.

    Se puder veja a minha postagem de 23 de DEZEMBRO no blog www.maosdemocambique.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, li este poema no livro Maputo Blues, O poema Marrabenta para Fanny Mpfumo” (pag. 14 e 15)foi o que logo a prior me cativou tendo em conta que o chiar do vinil me agrada. Ouvir os clássicos de Fanny Mpfumo é ser romântico, realista e movimentar o esqueleto. Não o fiz na altura que li o poema pois estava impossibilitado,era fase de recuperação do acidente em que fracturei o fémuresquerdo, mas agora posso farei este final de semana.

    Se puder veja a minha postagem de 23 de DEZEMBRO no blog www.maosdemocambique.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. muito obrigado pelo comentário. foi desse livro do Nelson Saúte que retirei o poema. é um belíssimo poema. aliás, todo esse livro do NS é uma beleza, uma poesia muito evocativa, como eu tanto gosto.
    ando a tentar ouvir a música de Fanny Mpfumo, que não conheço. mas aqui (em Portugal) há, infelizmente, tão pouca música de Moçambique.
    sou leitor atento e regular do teu blog e lembro-me muito bem desse post, que vou reler agora
    abraço

    ResponderEliminar
  4. Ando a tentar ouvir a música de Fanny Mpfumo? Reze por mim, se for selecionado na bolsa da Fundação calouste Gulbenkian estarei ai...poderei trazer na minha bagagem, ahahahahahahahaahahaha

    ResponderEliminar
  5. As minhas primeiras incursões no mundo guitarra eléctrica foi em Maputo (na época Lourenço Marques) numa Casa de Instrumentos musicais e escola de música que se chamava "Musicarte", cujo dono ainda é vivo e possui no Porto uma loja c/ o mesmo nome. Lá, eu com 13 ou 14 anos conheci um músico, que me siderou por completo, pois estávamos na época do Jimmy Hendrix. Qual o meu espanto quando soube que era o famoso Fanny MPfumo
    Onde poderei arranjar CDs c/ música dele ou pesquisar na Net?Ficaria grato por uma dica que fosse. Obrigado J. Reis Costa

    ResponderEliminar