quinta-feira, junho 03, 2004

Noémia de Sousa

SE ME QUISERES CONHECER

Para Antero

Se me quiseres conhecer,
estuda com olhos bem de ver
esse pedaço de pau preto
que um desconhecido irmão maconde
de mãos inspiradas
talhou e trabalhou
em terras distantes lá do Norte.

Ah, essa sou eu:
órbitas vazias no desespero de possuir vida,
boca rasgada em feridas de angústia,
mãos enormes, espalmadas,
erguendo-se em jeito de quem implora e ameaça,
corpo tatuado de feridas visíveis e invisíveis
pelos chicotes da escravatura...
Torturada e magnífica,
altiva e mística,
África da cabeça aos pés,
- ah, essa sou eu

Se quiseres compreender-me
vem debruçar-te sobre minha alma de África,
nos gemidos dos negros no cais
nos batuques frenéticos dos muchopes
na rebeldia dos machanganas
na estranha melancolia se evolando
duma canção nativa, noite dentro...

E nada mais perguntes,
se é que me queres conhecer...
Que não sou mais que um búzio de carne,
onde a revolta de África congelou
seu grito inchado de esperança.


[83]

1 comentário:

  1. Muito obrigada por compartilhar estos poemas connosco. Eu sou mexicana, me apaixonei pela poesia da Noémia de Sousa, mas acho que aqui é práticamente imposível conseguir o livro Sangue Negro. Você sabe cómo é que eu posso adquirirlo? Eu estaria muito obrigada com você se me ajudasse. :) [diaguilarsantana@gmail.com]

    ResponderEliminar